Como as tecnologias de integração aumentam a conversão de vendas

Tecnologias de integração para aumentar a taxa de conversão em vendas é, felizmente, um segmento em expansão no mercado.

E opções não faltam: há softwares para resolver praticamente todos os problemas do processo comercial, bem como dos demais setores de uma empresa.  

Invariavelmente, essa movimentação traz maior assertividade e otimização para qualquer gestão.

Os resultados em vendas aumentam, junto da produtividade dos colaboradores que atuam com as tecnologias adotadas. 

Dentre todas estas vantagens, cabe destacarmos as tecnologias voltadas para a integração entre profissionais, processos e setores de uma empresa. 

Estas “pontes”, criadas pela soma destes recursos tecnológicos, são essenciais para um processo unificado, robusto e confiável. Será que você já adotou algum deles em seu negócio?

Se não, temos bons argumentos para fazer com que você considere esta possibilidade. 

Quais são os principais benefícios da integração entre áreas? 

Uma empresa funciona a partir da reação em cadeia. Cada setor funciona como uma parte que precisa desempenhar seu papel para desencadear a próxima ação, e assim por diante. 

As ações de cada uma dessas partes têm impacto direto sobre o sucesso ou falha dos demais e do todo. Por isso, é tão importante trabalhar a integração entre as áreas. 

Afinal, tudo impacta na conversão em vendas. Se os leads gerados pelo Marketing não são de qualidade, o setor comercial terá dificuldades em entregar os resultados.

Da mesma forma, se Vendas não estiver alinhado com o setor de logística, também irá gerar experiências negativas junto aos clientes. 

Como você pode ver, trata-se de uma série de fatores que afetam diretamente a consolidação da empresa no mercado. Além, é claro, da sua eficiência no dia a dia organizacional.  

Dentre as principais consequências da falta de tecnolgogias de integração entre as áreas, podemos citar: 

  • Clientes insatisfeitos com entregas que demoram; 
  • Envios abaixo do padrão de qualidade exigido; 
  • Queda no faturamento e nos lucros da empresa; 
  • Baixa produtividade em todos os departamentos; 
  • Processos desorganizados e ineficientes; 
  • Aumento de gastos desnecessários e desperdício de recursos; 

Crescimento de índices nocivos, como o turnover e o churn. 

São muitos os prejuízos que impedem a eficiência da gestão. Mas eles podem ser evitados com medidas benéficas, que atuam na integração entre os setores.

Os efeitos sobre o processo comercial e as taxas de conversão em vendas são positivos, tais como: 

Melhora da comunicação interna e do clima organizacional 

No trabalho em equipe – principalmente, entre diferentes áreas das tecnologias de integração -, a comunicação é fundamental.

Quando otimizada, ela traz ganhos em eficiência, já que as mensagens são compreendidas da maneira certa e distribuídas entre todos os colaboradores envolvidos. 

O alinhamento entre os setores é essencial para que todos conheçam as metas e sua importância no panorama geral da empresa.

Isso ajuda a engajar profissionais que vestem a camisa, já que se identificam com a cultura organizacional. 

Otimização dos processos internos para vender mais 

Diferentes setores compartilham uma série de dados importantes para o sucesso de suas funções.

Quando não há integração entre eles, seus processos são prejudicados. O andamento do trabalho se torna mais lento. Isso acontece por:  

Retrabalho, quando um setor já levantou dados e o outro faz novamente o mesmo levantamento por pura falta de comunicação;  

Ruído na comunicação, quando há informações erradas na passagem de bastão, por exemplo.  

Quando você utiliza métodos e tecnologias para otimizar os processos internos, estes problemas são minimizados.

O resultado é mais assertividade no planejamento estratégico, que resulta em maior eficiência do time comercial ao garantir a conversão em vendas. 

Aumento na qualidade do atendimento ao cliente 

Aproveitando o gancho do item anterior, a facilidade no tráfego de informações entre os departamentos influencia também na experiência do cliente.

Não existe algo mais desagradável para um prospect do que repetir as mesmas informações em cada etapa da abordagem.

Especialmente no caso de vendas complexas, no qual a negociação é mais longa e pode envolver diversos profissionais até o fechamento.  

Por outro lado, quando as informações estão integradas, você surpreende o cliente em potencial pela eficiência.

Resultado: causando uma excelente impressão e dá a percepção de um atendimento diferenciado e exclusivo. 

Os tópicos que abordamos acima fazem toda a diferença nas taxas de conversão da empresa.

Logo, é fundamental que você busque medidas para integrar os setores em prol de um processo mais eficiente. 

A seguir, descubra as tecnologias que podem ajudar você a cumprir com esse objetivo. 

A tecnologia para maior eficiência na conversão em vendas 

Há métodos analógicos e automatizados para gerar integração entre as áreas.

Contudo, à medida que a empresa vai crescendo, torna-se extremamente difícil dar conta da gestão analógica, feita por meio de planilhas, por exemplo.  

Por isso, o potencial está na tecnologia e inovação voltadas para empresas. 

Nas últimas décadas, os softwares evoluíram em uma velocidade impressionante.

De modo que, hoje, já existem soluções tecnológicas para quase todas as necessidades de um negócio. 

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