Como estruturar uma estratégia de geração de leads: 6 dicas matadoras

Você sabe como chegar naquele cliente que sempre desejou ter na sua base de dados? Como estruturar uma estratégia de geração de leads?

De uns anos para cá, a geração de leads qualificados é o grande objetivo da maioria dos times de marketing.

E não é para menos, quem não quer atrair novas oportunidades de negócio, estruturar uma estratégia de geração de leads, vender mais e a as vendas continuarem crescendo?

Mas, como nem tudo é perfeito, muitos profissionais de marketing ainda não estão satisfeitos com o seu programa de geração de lead e enfrentam grandes desafios na hora de elaborar uma campanha de qualidade e realizar uma estratégia de geração de leads.

Muitos empreendedores não conseguem entender onde está o furo no balde, mas vamos voltar lá no começo: será que você está usando as estratégias certas? Separamos as 6 melhores estratégias para a geração de leads que você precisa conhecer. Acompanhe: 

1. Crie ofertas atraentes 

O maior objetivo de qualquer empresa é fazer com que as pessoas digam sim às suas ofertas, isso todo mundo já sabe. Agora, para oferecer algo que seus visitantes realmente desejam, a sua oferta precisa ser exclusiva ou muito concorrida. Isso desperta uma reação psicológica no usuário, torna o que você está oferecendo mais valioso para ele, assim ele esquece de dúvidas e preocupações. Quanto maior a percepção de valor, mais irresistível é a oferta. 

2. Tenha um CTA claro e objetivo 

Se os seus call-to-actions não cumprem bem o papel de atrair a atenção dos visitantes, incentivando-os ao clique, suas ofertas não vão servir para nada. E vale lembrar que, diferente do que muitos pensam, CTAs não são exclusivos para landing pages. Eles podem ser usados em páginas de produtos, anúncios, e-mails, redes sociais e praticamente em qualquer canal que ofereça uma oferta. 

E já que o botão de ação é o ponto de conversão da maioria das páginas, ele precisa ficar à mostra. Não adianta nada ter um CTA matador que fica escondido. Se você o está utilizando em páginas ou no email, garanta que o botão fique acima da dobra da página, e, nunca esqueça: um bom CTA é aquele que mostra com clareza qual é a oferta que está sendo oferecida. Um texto inteligente não é melhor do que um texto claro. 

Se você está oferecendo um eBook de geração de Leads, diga “Baixe nosso eBook grátis sobre geração de Leads”. Ah, as cores também são importantes para um bom CTA. Nessa hora, o contraste é seu grande aliado, é ideal que os olhos dos visitantes encontrem o call-to-action facilmente. 

3. Crie Landing Pages com foco na conversão 

Landing Pages estão entre os grandes astros da geração de leads. Uma página de destino bem elaborada é indispensável para converter visitantes. A landing page perfeita direciona o usuário para uma oferta em particular, sem distrações e com um único objetivo: completar o formulário com suas informações. Ela precisa ter os elementos básicos para o sucesso: 

  • Um bom título; 
  • Uma descrição curta da oferta; 
  • Pelo menos uma imagem para ilustrar a oferta; 
  • Um formulário para captar dados. 

4. Faça formulários na medida certa 

Entretanto, o formulário é o que tornam a conversão possível. Sem colher informações relevantes sobre o seu visitante, não há como transformá-lo em um lead. E, por mais óbvio que pareça, um formulário certo começa com as informações certas, ou seja, quanto menos campos, mais conversões. 

O exercício aqui é pensar em quais dados do usuário são importantes para o seu negócio. Geralmente, quanto mais fundo no funil de vendas, mais informações você pode pedir. Se as informações que você está pedindo são mais pessoais, como telefone ou endereço, utilizar certificados de segurança é uma boa ideia. Eles ajudam a deixar o usuário mais tranquilo para fornecer seus dados e reduz a relutância do Lead em terminar de preencher o formulário. 

5. Conheça seu funil de vendas 

O funil de vendas também é uma parte importante, já que diferentes tipos de materiais se adequam melhor a diferentes estágios de venda. Isso também serve quando estamos lidando com a extensão do material, o tamanho do formulário, o título e assim por diante. Para gerar bons leads, nutri-los e convertê-los, você precisar conhecer muito bem o seu funil de vendas, além de saber o que compõe cada estágio e como o seu fluxo está montando. 

6. Nunca pare de explorar novos canais para gerar Leads 

Sendo assim, geração de leads é totalmente ligada a atrair visitantes para os seus canais de conversão. Pense então em todas as ferramentas de Marketing Digital como possibilidades de atrair futuros clientes: campanhas de e-mail marketing, redes sociais ou compra de mídia (Google AdWords, Facebook Ads etc). Tudo isso serve como fonte de tráfego para sua landing page e como mais visitantes a serem convertidos. Cada canal tem uma particularidade, mas todos eles podem te ajudar. 

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