Você sabe qual é a primeira coisa que as pessoas bem-sucedidas fazem assim que acordam? Além de pensar em como funciona a qualificação de leads?
A maioria delas começa o dia com uma lista de tudo que devem fazer nas próximas 24h.
Com essa lista em mãos, elas analisam os afazeres e qualificam quais são as tarefas mais importantes e quais não são.
Também avaliam aquelas em que devem investir maior esforço e as que não são tão prioritárias, sendo assim, só serão realizadas se sobrar tempo.
Essa é uma forma interessante de usar o tempo a seu favor.
Assim, você pode colocar seu foco e sua energia naquilo que mais vai trazer resultado, em vez de perder tempo “apagando incêndios” que não levam a lugar algum.
A qualificação de leads vai por esse mesmo caminho, sabia?
Ao desenvolver um método para qualificar sua base de leads, você está fazendo exatamente o que as pessoas com determinação fazem.
Na prática, você prioriza o tempo da sua equipe comercial. Como?
Ao focar os esforços dela em leads muito mais aptos a se tornarem clientes e que, consequentemente, vão gerar mais resultados para a empresa.
O conceito de qualificação de leads é bem simples e consiste em segmentar o público prospectado. Para entender quais são as pessoas mais propensas a comprar da sua empresa, ou seja, os potenciais clientes.
Quando você consegue fazer isso, automaticamente cria as melhores oportunidades de negócio e otimiza bastante o tempo da sua equipe de vendas.
Mas, afinal, há algum critério para definir quais são os usuários mais qualificáveis para conversão? A resposta é sim!
O critério básico é a diferenciação entre o potencial cliente e o visitante.
A questão é: nem todas as pessoas que visitam sua página têm interesse em consumir seus produtos.
Muitas vezes, elas estão apenas navegando pela internet e acabam caindo no seu site de paraquedas, não demonstrando nenhuma vontade de fechar negócio.
Já o potencial cliente tem interesse em conhecer melhor o seu negócio, quais são os produtos e serviços que você oferece.
O lead ótimo é identificado quando ele interage diretamente com algum conteúdo da marca. Demonstrando grandes níveis de engajamento. Os quais podem ser medidos por meio do monitoramento e das plataformas de e-mail marketing.
Além disso, os leads qualificados também são aqueles que vão, constantemente, comentar, compartilhar e curtir suas publicações do blog ou das redes sociais.
Dicas de qualificação de leads:
- Analise cada um dos formulários recebidos
- Analise a origem de cada lead (Como chegou no seu site? O que buscava? Quais conteúdos ele acessou antes de chegar ao site?)
- Analise os downloads de conteúdo (Quais geraram mais conversões?), para identificar interesses
- Analise quantidade de aberturas, cliques e links mais clicados, caso já tenha enviado algum e-mail marketing.
Enfim, é preciso otimizar o funil de vendas para que você consiga aumentar o número de leads que se tornam clientes.