Primeiramente, antes de falarmos de captação de como qualificar e melhorar seus leads, é importante saber com certeza o que são leads. Pois é muito fácil entender o que é são leads.
Leads são pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e das quais você tem alguma informação para entrar em contato.
Agora que você já sabe o que são leads, vai ficar mais fácil entender para que serve a captação de leads.
A captação ou geração de leads é o processo de atrair seu público-alvo e convertê-lo em leads, dessa forma, através da produção e disponibilização de conteúdos úteis, que auxiliam na resolução de problemas e sanem dúvidas dos usuários, ao mesmo tempo que despertam seu interesse pela marca, produtos ou serviços.
A captação de leads é parte fundamental para o sucesso da estratégia de Inbound Marketing, que tem como premissa atrair, de forma voluntária, potenciais clientes e guiá-los no processo de compra até que a concluam e se tornem clientes fiéis promotores da marca.
Assim, o processo de Inbound Marketing é dividido em quatro etapas:
- Atrair
- Converter
- Fechar
- Encantar
A geração de leads marca presença nas duas primeiras etapas, que correspondem a: atrair potenciais clientes e convertê-los em leads.
4 dicas para construir uma página de captura de leads que converte
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a captação de leads, é hora de entender quais pontos são fundamentais para que você tenha sucesso com essa estratégia. A seguir, listamos 4 dicas valiosas que vão ajudar no seu planejamento.
1. Tenha um design otimizado para mobile
Podemos fazer praticamente tudo pelo smartphone, inclusive concluir compras na internet. É por isso que muitas pessoas utilizam o celular para fazer qualquer atividade, sem a necessidade de ter, por exemplo, um computador por perto.
Dito isso, precisamos falar sobre a importância de ter uma página de captura de leads que seja otimizada para mobile. Já imaginou as pessoas desistirem de se cadastrar só porque a landing page não funciona bem em dispositivos móveis? Você perderia um número muito grande de informações.
Sendo assim, certifique-se de que a landing page criada funciona bem no celular e proporciona a mesma experiência que alguém usando o navegador no computador teria com a mesma página.
2. Prepare uma oferta atraente
Lembra que, inicialmente, falamos sobre oferecer algo em troca? Se você quer que os usuários forneçam informações pessoais, precisa ter uma contrapartida que as motiva a preencherem o formulário na sua página.
Nesse caso, você pode disponibilizar um e-book, algum curso gratuito ou 10% de desconto na próxima compra, por exemplo. Tudo depende do seu modelo de negócio e as possibilidades que têm de colocar essa estratégia em prática.
Só é necessário tomar o cuidado de disponibilizar um benefício que seja realmente atraente para o seu público. Caso contrário, a oferta se torna desinteressante e você deixa de ter o resultado esperado.
3. Evite fazer muitas perguntas
Pense em você na posição de consumidor. O que acharia de ter que preencher um formulário longo, oferecendo diversas informações pessoais em um site? Provavelmente, o fato de ser um processo demorado faria com que desistisse na metade, não acha?
Só por aí, já é possível saber quais ações podem prejudicar você com o seu público e o excesso de perguntas é uma delas. Na hora de fazer o planejamento, defina quais dados são mesmo relevantes para o seu trabalho e se limite a eles na hora de criar os campos do formulário. Assim, as chances de capturar os leads se tornam maiores.
4. Não se esqueça do CTA
CTA é a sigla em inglês para call-to-action. Trata-se de uma funcionalidade usada para convidar o usuário a executar determinada ação. Já que em uma página de captura, consiste em um botão com alguma frase que visa incitar as pessoas a concluírem alguma tarefa. Como exemplo, temos:
“inscreva-se agora mesmo”;
“cadastre-se e aproveite o desconto”;
“faça o download do material”.
Então, hora de criar a sua página de captura, lembre-se de produzir um texto atraente, que vai estimular as pessoas a se cadastrarem (além da oferta) e juntamente com o botão de CTA no final, pois estará indicando que o usuário vai finalizar o processo ali.
Estratégias para conseguir mais leads
Assim, sempre planeje ações que serão, de fato, interessantes para o seu público, pois, caso contrário, a sua estratégia não terá o efeito esperado. Então, independentemente do que será ofertado, certifique que:
- ajuda a solucionar um problema;
- tem valor percebido;
- é coerente com os objetivos do público;
- fornece algum benefício.
Sendo assim, fica mais fácil chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se sintam estimuladas a preencher o formulário e enfim obter a sua oferta.