A qualificação de leads para aumentar as vendas do seu negócio

Quando você está com problemas na geração de leads, é necessário tomar medidas estratégicas para aumentar o volume de oportunidades de venda e melhorar a qualificação de leads.

Essa é uma dor comum a muitas empresas que, mesmo quando geram muitos leads, sofrem com baixas taxas de conversão.  

Nesses casos, faltam ações mais eficientes. A qualificação de leads para acelerar a segmentação por meio do Lead Scoring é um exemplo de algo que pode funcionar. 

Muitos leads, poucas vendas: a falta da qualificação de leads 

Este é um mal que acomete a muitas empresas: acreditar que estão indo bem por investirem pesado em estratégias de atração de leads.

Criam conteúdo, investem no Inbound, articulam campanhas de e-mail marketing e enchem sua base por meio destes recursos. 

Entretanto, por mais que a base esteja repleta de leads, as vendas continuam baixas.

E o pior: isso acaba por desengajar a equipe comercial, que não vê o seu trabalho render. 

Como resultado, temos uma grande rotatividade entre os profissionais da empresa, um aumento exacerbado do CAC e uma sensação constante de estar falhando em suas metas.

Sem dúvidas, este é um cenário que leva muitas empresas à falência a médio e longo prazo. 

Se você se identificou com esta situação, é preciso tomar medidas urgentes! 

Como solucionar? 

O primeiro passo é se perguntar: mesmo com tantos leads, por que eles não estão convertendo em vendas?  

A resposta é porque os leads coletados não são adequados ao seu processo comercial.

Ou, no mínimo, ainda não estavam maduros o suficiente para ouvir o pitch de venda da sua empresa quando foram abordados.  

1º. É importante ter um ICP definido 

Antes de tudo, é necessário ter a clareza de que sua solução não é a mais adequada para todas as empresas. Você precisa ter um recorte específico do perfil de cliente ideal para uma negociação de sucesso.  

Chamamos este recorte de ICP, o Ideal Customer Profile (em português, o perfil de cliente ideal).

Este ICP é definido após estudo feito pelas áreas estratégicas da empresa, que analisam os dados de vários perfis de clientes e definem aquele que é o mais indicado – que deve estar de acordo com a estratégia traçada para atingir os objetivos da empresa.  

Este mecanismo funciona bem para gerar conhecimento sobre o seu público. 

2º. Olhar atento para o funil de Venda 

O segundo é prestar atenção nas etapas da jornada do consumidor e identificar onde cada lead se encontra.

Não importa o quão bom vendedor um profissional seja. Se o lead não estiver pronto, ele simplesmente não irá comprar o produto. Seja por não reconhecer valor na solução ou necessidade do mesmo. 

É preciso estruturar o funil entre topo, meio e fundo. Essa estrutura respeita o processo do lead ao aprender sobre a solução e compreenda sua necessidade, sendo instruído sobre as dores e o produto para, só então, decidir pela compra. 

Naturalmente, cada estágio exige um tratamento diferenciado por parte dos vendedores e da estratégia de prospecção. Logo, você precisa de métodos para identificá-los e oferecer o tratamento mais adequado. 

Desse modo, seus vendedores não ficam presos às falsas oportunidades e as chances de sucesso aumentam exponencialmente.

Ambas as questões podem ser resolvidas com o uso de uma estratégia de qualificação de leads, como veremos a seguir. 

A qualificação de leads para aumentar conversões 

A melhor forma de trate a base é a partir da qualificação de leads com pré-vendas-vendas. O objetivo deste método é fazer um contato com o possível cliente antes da venda para obter informações sobre a sua situação. 

Para isso, faça a aplicação de filtros de qualificação de leads. São roteiros de perguntas que levantam aspectos técnicos, situacionais e estratégicos. Eles permitem saber se o contato possui mais ou menos chances de uma negociação de sucesso. 

  • Nessa etapa, busque informações como: 
  • Tamanho da empresa; 
  • Necessidade da sua solução; 
  • Percepção do lead sobre as dores; 
  • Expectativas do lead em relação ao produto; 
  • Necessidades técnicas para implementação. 

Selecione os leads dessa forma, assim você descarta as oportunidades frias, identifica as que ainda não estão prontas e aborda aqueles que têm mais chances de sucesso. 

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